Como funciona uma república de estudantes



Quem ainda mora com os pais e esta no colegial e pensa em um dia muda de cidade para fazer faculdade, deve ter curiosidade em saber como funciona um república de estudantes.

E como morei mais de 8 anos em repúblicas de estudantes, 1 durante o cursinho, 5 durante a faculdade e mais 2 após formado, acredito que tenho uma boa experiência e conhecimento em falar sobre o assunto.

E algo interessante a ser citado, que as pessoas muitas vezes acham que uma república é quando vários estudantes moram juntos, mais de 5 por exemplo, o simples fato de você dividir apartamento com mais uma pessoa já pode ser considerado um república, pois mesmo sendo somente duas pessoas, existem regras, contas e tarefas que devem ser divididos para a boa convivência seja no apartamento, casa, enfim.

Mas vamos ao que interessa, que é como funciona uma república, e como comentei anteriormente, não interessa se a república tem 2 ou 10 moradores, pois ela deve existir regras e obrigações.

E no Brasil é possível encontrar inúmeros tipos de repúblicas, vou citar alguns detalhes rápidos:

– República que já existe e é tradicional, e quando abre uma vaga existe uma seleção para escolher um novo morador;

– República que é montada por amigos da faculdade que decidem dividir moradia para economizar com aluguel;

– Em algumas repúblicas os moradores podem dividir quarto;

– Além das repúblicas masculinas e femininas existem as repúblicas mistas, ou seja, moram homens e mulheres juntos;

E as regras das repúblicas são muito semelhantes, mas assim como “pequenos países” cada uma tem as suas regras específicas(ou seja a constituição da república), como a questão da retirada do lixo, limpeza da república, alimentação, etc.

Essas regras de funcionamento da república são definidas em reunião entre os moradores, onde chegam a um consenso do que é melhor para todos e para a república.

Algo importante para o correto funcionamento de uma república é a questão das contas, pois caso algum morador acabe atrasando alguma conta como aluguel, acaba impactando todos os moradores.

E para montar uma república não existe segredo, basta você encontrar um ou mais amigos dispostos a dividir moradia, alugar um imóvel(casa ou apartamento) criar as suas regras e obrigações de cada morador e claro ser feliz, viver a vida e aprender a compartilhar e dividir e tantos outros ensinamentos que somente que mora ou morou em república sabe!



2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*