Doodles-As homenagens do Google
Quem utiliza o Google deve ter percebido com o passar do tempo que a página se tornou muito mais que um simples buscador, o mais destacado e lembrando por quem utiliza os serviços da internet.
De uns tempos para cá, encontramos na página principal do site uma imagem, que hoje está com o fundo dedicado a um dos grandes escritores mundiais, o argentino Jorge Luis Borges, falecido em 1986. Ao clicar sobre o bonito desenho que forma no fundo a palavra “google”e tem um senhor apoiado em uma bengala, temos os sites que listam a obra do escritor argentino.
Em datas comemorativas o Google tem utilizado este espaço para prestar homenagens, ultimamente tiverem espaço por ali, o dia dos pais, das mães, o aniversário da guitarra Les Paul, entre muito outros, que a matéria aqui não lembra.
Essas homenagens são chamadas de Doodles.
Claramente globalizado, quando pensamos em internet e google, temos a mais clara representação do que significa este nome, afinal é pelo site que encontramos praticamente de tudo o que está disponibilizado na grande rede. Sem precisar sair do site, podemos à partir dele visualizar imagens, vídeos, Orkut, Gmail e o “mais”, neste sentido é que temos a completa relação do que o site proporciona aos usuários, principalmente quem pesquisa: tradutor, livros, blogs e acadêmico.
Com seu posicionamento mundial o Google poderia olhar mais para os domínios dos países e perceber que personagens da identidade de cada país merecem receber uma homenagem em sua página inicial.
Um exemplo, ontem o Google Brasil poderia ter feito um fundo colocando algo relacionado com o dramaturgo Nelson Rodrigues, que completaria 99 anos de vida. Se hoje temos um teatro contemporâneo, foi pela peça Vestido de Noiva de 1943, que ela surgiu. A crônica brasileira passa pelo datilografar de Nelson, que diga a sociedade brasileira daquelas décadas da metade do século XX, sem falar no futebol, que ganhou pelos escritos de Nelson, encanto apenas visto nas lembranças da geração de Garrincha, Pelé, Nilton Santos entre muitos outros.
Talvez um olhar mais cuidadoso da empresa para o público brasileiro neste sentido cultural acrescentaria ainda mais a presença do site na vida dos internautas brasileiros, afinal, quem não gosta de ver uma homenagem para algo do seu país em um site igual ao Google.
Para você que gostou de algum Doodle do Google e gostaria de ver ele novamente basta acessar a página de logo do Google, e conferir todas as homenagens e doodles criados por ano e mês, e também a história dos doodles do Google.