Curso para vereador começa em outubro no Rio de Janeiro
O que você leitor do Blog do Repúblicas pensaria ao ver entre os vários outdoors espalhados pela cidade um que trouxesse os dizeres: “Seja vereador”. Isso mesmo, não estamos tratando de uma marca especifica em mais um jogada de marketing brincando com a terminologia de “vereador”, afinal dentro de um sistema político municipal os vereadores estão entre os mais lembrados por uma participação em massa dentro da câmera municipal.
Mas neste caso o “seja vereador” é a expressão literal para um curso realizado no Rio de Janeiro para a formação de pessoas civis para poder exercer de forma segura dentro dos padrões básicos uma carreira política. Segundo Índio da Costa organizador do curso, o objetivo é elevar o nível da política brasileira.
Segunda esta ótica do discurso do político podemos concordar, afinal nas campanhas para eleições municipais, quando os concorrentes para vagas de vereadores aparecem no horário eleitoral gratuito na televisão ou mesmo ouvidos nas rádios, percebemos total despreparo de alguns, pelo menos no aspecto da oratória.
Com taxa de 10 reais por pessoa o curso tem duração de três horas e será ministrado pelo próprio Índio da Costa, que na última eleição para presidente foi candidato a vice do então presidenciável José Serra.
Inicialmente o curso começa de forma “piloto” no Rio de Janeiro no dia 4 de outubro, mas a ideia é levar para outros estados brasileiros. Conforme garantia do ex-deputado, nenhum participante do curso para vereador será obrigado a ser filiar ao PSD, partido que ainda está em construção e do qual Índio é o presidente.
A ideia é interessante, ao mesmo tempo, desde que se descarte o interesse partidário apenas, mas possibilite aos interessados saber questões políticas que possam ser eficientes em caso de mandatos públicos. Talvez uma espécie de graduação ou formação para pessoas interessadas em atuar na política fosse necessária realmente, ainda mais em tempos de tantas coisas erradas e desconfianças levantadas pelos nossos representantes eleitos na maioria das vezes.
Os interessados podem consultar informações completas diretamente no site www.sejavereador.org.br
Quero fazer o curso para vereador