Novela-A fórmula dos assassinatos nos capítulos finais



No capítulo de ontem o assassinato de Norma, papel interpretado pela atriz Glória Pires movimentou o país, principalmente a internet. Uma passada pelas redes sociais e lá estava a cena comentada, palpites, sugestões, até mesmo o tema do momento no Twitter (17 de agosto, 13h25) é #QuemMatouNorma.

Todo este alvoroço com o a morte da personagem na trama das nove da TV Globo é algo recorrente em novelas em que acontecem crimes deste porte. É a famosa fórmula da repetição, não entendam os admiradores do gênero novela televisivo isso como uma crítica, não que não seja. Mas é uma realidade, uma equação que cumpre seu papel – na última semana, com o capítulo final de sexta, os protagonistas precisam terminar seus percursos.

Porém, como isso acontece? Vamos detalhar apenas a cena em que Norma é assassinada, durante o capítulo a personagem discute com outros dois personagens, ambos saem de cena deixando em evidência: fui eu. Além disso, a presença de Leo, o bandido e “amante” da personagem está na casa, mesmo que sobre ele não recaia a evidencia do crime, pois eles acabaram discutindo e ele sai pela janela fugindo. Até este ponto, tudo bem.

Aquela expressão de susto de Norma segundos antes da imagem cortar e a ela estar caída no chão da sala morta, nos diz que os fios deixados pela roteiro estão bem amarrados na cena e fazem parte do suspense evocado na teledramaturgia.

Diferente do cinema que também trabalha com uma fórmula narrativa de apresentar personagens, desenvolver a trama, a novela, além disso, tem a necessidade de se relacionar com a audiência, isso é a grande influencia para o decorrer de uma novela. Ao deixar uma quantidade imensa de acontecimentos e revelações para um único capítulo, parece que a novela esteve arrastada em todo o tempo de exibição, porém não é isso que ocorre, na verdade, ela seguiu exatamente o que pede uma telenovela. Nas próximas 72 horas, os capítulos terão mais revelações em que outros tantos meses de exibição. E, afinal, quem matou Norma? Não vale dizer que foi o Gilberto Braga e o Ricardo Linhares.



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*