Ibope da Globo cai



A disputa pela popularidade entre os telespectadores da televisão aberta no Brasil nunca foi motivo de segredo para ninguém. Emissoras chegam a deixar bem claros os índices de sua grade de programação. Por algum tempo exibições em canais partiam realmente para às galhofas contra suas oponentes no Ibope.

O que é e como funciona o ibope na tv

 TV
Aliás, quando se fala em número no Brasil, seja em tudo que há pesquisa, vem a tona – “segundo o Ibope”. O que seria este instituto que está presente do número da proporção de brasileiros que votam nulo ao número de televisores ligados em determinada faixa de horário na emissora “x”.

A empresa é uma multinacional de capital privado, está atuante no mercado de pesquisa brasileiro há 76 anos, fornecendo dados de pesquisas de opinião (mídia, opinião pública, intenção de voto, comportamento, marca etc). Entre os modelos de Ibope, o mais destacado no mercado nacional é o “Ibope Mídia”, variação do termo em inglês – Media. Este é o que atende grande parte das pesquisas no Brasil, normalmente chega carregado de credibilidade, basta pensar nos pleitos eleitorais, quando traz a marca Ibope, sinal de prestigio em torno dos números.

Voltando ao assunto televisão em nosso país, segundo o Ibope, a programação da Rede Globo de Televisão teve uma queda de 7% em sete meses. Os dados são referentes aos meses de janeiro a julho de 2011, comparados com o mesmo período do ano passado. A análise tem caráter no território nacional, na faixa de horário das 7h à 0h.

De acordo com o índice do instituto a Globo saiu dos 19 e caiu para os 17,7 pontos. Quando se fala em audiência da Globo, normalmente se pensa no crescimento dos números da segunda emissora, a Rede Record, que está estacionada com 7,2 pontos nos últimos dois anos. Já o SBT, abiu um ponto, de 5,5, para 5,6 e a Rede Bandeirantes teve uma queda de dois pontos, saiu dos 2,4 para 2,2.

A matemática é simples, cada ponto destes calculados pelo Ibope corresponde a 184,7 mil domicílios.

Ainda nesta pesquisa um dado muito interessante, o número de televisores ligados no Brasil, teve uma pequena queda de um ano para o outro. Se em 2010 foi de 42,3%, passou a ser 41,9% neste ano.

Para saber mais sobre o Ibope, você pode acessar o site oficial da instituição.



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*