Valor-Quanto custa o ENEM?



Quando se fala em números a sociedade civil logo tem interesse em saber principalmente qual é o gasto destinado para eventos públicos. Recentemente tivemos o gasto milionário com o sorteio dos grupos das eliminatórias da Copa de 2014 – por mais que o investimento tenha sido por patrocinadores e a TV Globo.

Desperta realmente o criticidade da sociedade brasileira, neste caso é preciso uma breve explicação, isso não ocorre apenas por aqui, afinal os gastos quando são públicos se tornam uma normalidade em vários países do mundo – visto os protestos contra os gastos acima da média praticados pelo primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi. Então, por mais problemas com o gasto de verbas que o Brasil tenha, ainda mais com os nossos representantes políticos, isso não é algo com incidência apenas por aqui, infelizmente, diga-se.

Valor do ENEM

enem
Ainda sobre gastos, o leitor do Repúblicas tem ideia de quando custa o Enem? Isso mesmo, o Exame Nacional do Ensino Médio?

Ontem o (Inep) – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, ligado ao Ministério da Educação (MEC), anunciou a contratação da Fundação da Universidade de Brasília (FUB) para a realização do trabalho.

O valor do Enem é de aproximadamente 372 milhões de reais, que segundo o MEC, está previsto para a aplicação de dois exames no minimo. Segundo a publicação do Diário Oficial da União, ontem, 10 de agosto, houve uma dispensa do contrato de licitação para o serviço de aplicação do exame.

Ainda de acordo com com o Inep um investimento de 100 milhões de reais será aplicado em instituições públicas de ensino, que poderão contribuir na elaboração das questões do exame. Assim, será possível a realização de mais exames durante o período de um ano.

No calendário divulgado pelo Inep estão confirmados duas edições do Enem nos próximos doze meses – 22 e 23 de outubro deste ano e 28 e 29 de abril de 2012.



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*