Novas universidades federais na Bahia Ceará e Pará



Investir em educação é uma das melhores coisas que um país faz, criando desta forma oportunidades diversas, seja para futuros estudantes de graduação, professores e muitos outros profissionais necessários para o andamento de um ambiente acadêmico.

A criação de universidades federais é algo que traz para o Brasil um novo olhar, talvez um dos pilares defendidos pela Unesco em favor do desenvolvimento esteja no caminho, visto que o Governo Federal, anunciou ontem a construção de três novas universidades federais em nosso país.

Entre as novas instituições federais que foram anunciadas pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, duas serão localizadas no estado da Bahia e outras duas, Ceará e Pará, que ganham uma cada. O detalhamento dos novos campus tem anuncio programado para a próxima terça feira, 16 de agosto, durante o lançamento de mais uma fase, no caso a terceira do Programa de Expansão da Rede Federal de Educação Superior.

Fica evidente que o espaço destinado para as novas universidades atende as duas regiões em que os governo federal mais investiu nos últimos anos. O nordeste e o norte do país começam a receber investimentos na área educacional, isso fortalece demais a região, que já tem um grande apelo pelo turismo gerado.

Com a presença das universidades federais nestas regiões não apenas a própria população local e das proximidades vai se beneficiar. Afinal, uma universidade gera alguns polos interessantes, talvez o que mais rentável seja a especulação imobiliária, que vê nos estudantes uma grande fonte de renda com os alugueis. Claro, isso é apenas uma pequena amostragem do que proporciona uma instituição superior, além disso, oferta milhares de empregos diretos e muito outros destinados para mestres e doutores de outras regiões do país para lecionar em uma universidade federal.

Realmente investir na educação superior é uma das formas que contribuir para o desenvolvimento social, cultural e regional. Que os bons ventos do norte e nordeste soprem forte fortalecendo a educação brasileira no ensino superior.



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*