Inscrições vestibular UFMG 2012 – Via nota do Enem



Para quem pretende prestar vestibular em uma das grandes universidades brasileiras, que além de tudo é pública, deve ficar atento, que a partir de hoje, 12 de agosto, a Universidade Federal de Minas Gerais está com processo seletivo aberto para cerca de seis mil vagas, em setenta e seis cursos de graduação.

Antes de prosseguir nas informações prestadas aqui no Blog do Repúblicas, conforme a disponibilidade de tempo dos leitores, para concorrer para uma das vagas ofertadas pelo concurso do vestibular 2012 da UFMG, apenas os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem direto para uma das vagas. Vale recordar que o exame vai ser realizado nos dias 22 e 23 de outro em todo o Brasil. Através das notas obtidas no Enem que será feita a classificação dos candidatos convocados para segunda fase do processo seletivo, que será realizada entre os dias 3 e 10 de janeiro.

Pode parecer contraditório com a hegemonia exercida pelas universidade federais por anos na elaboração de provas de vestibular, que sistematicamente em comum acordo com o Ministério da Educação começaram a dispensar o modelo clássico de provas de vestibular em troca das notas obtidas pelo Enem. Não há como negar uma autenticidade do MEC e das instituições de ensino superior em aderir ao sistema classificatório por intermédio do Enem. Isso de certa forma acaba beneficiando as pessoas que estão matriculadas dentro de um sistema regular, pois nestes casos o Enem é uma prática natural, claro que para as pessoas que estão fora deste tipo de sistema, o exame também é uma necessidade, ainda mais coma extinção do vestibular em muitas universidades federais.

Para quem realmente vai prestar o concurso vestibular é preciso ficar atento quanto ao prazo de inscrições, que termina no dia 9 de setembro. Pouco menos de um mês as pessoas tem para se inscrever. O valor para os candidatos é de 95 reais.

Para fazer a sua inscrição e saber mais acesse o site oficial da UFMG, e boa sorte!



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*