Erasmus Mundus, intercambio para a Europa



intercambio e o mundo
A União Europeia quando criou o Erasmus pensou não apenas na circulação de pessoas e conhecimento dentro da Europa, mas também para fora, buscando com isso uma maior capacitação de seus cidadãos, assim como dar a oportunidade de alunos de países não europeus estudarem em instituições da UE. Para isso foi dado o nome Erasmus Mundus.

Semelhante ao projeto Erasmus, o Erasmus Mundos busca promover a mobilidade acadêmica também com outros paises além das fronteiras europeias. Basicamente, há uma lista de instituições europeias que adotam o projeto em relação a determinados países. O site da Comissão Europeia, (versões em inglês, francês e alemão) é bastante explicativo sobre as condições e requisitos para participar do projeto.

A UE também fornece bolsas de apoio financeiro para o Erasmus Mundus. A bolsa abarca tanto o custeio da viagem, como também uma bolsa mensal em volta de 600 a 1000 euros, dependendo do custo de vida de cada pais de destino.

As instituições que fazem Erasmus Mundus com o Brasil são as portuguesas Universidade de Coimbra e do Porto, a espanhola Universidade de São Tiago de Compostela, a alemão Universidade de Munchen e a italiana Universidade de Torino.

Se você quer fazer intercambio para uma dessas universidades é só entrar no site institucional e buscar junto ao orgão de relações internacionais quais os requisitos para participar. Boa sorte!



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*