Marylin Monroe ganha estátua gigante e móvel em Chicago – EUA



Você caminha pela praça de qualquer cidade ao redor do mundo e encontrará um dos monumentos que normalmente estão construídos ali: uma estátua. Não importa se é uma praça bem cuidada ou abandonada pela prefeitura, entre todas as arvores não podadas adormece eternamente uma representação histórica.

No Brasil muitas delas estão abandonadas, sujas e inclusive muitas pelos dejetos de pombas e com aspectos verdes, pela ação da natureza nestes monumentos, mostrando o descaso com o passado que certamente influencia muito da representação de hoje. O grande descaso também parte pelas ações vândalas em destruir um patrimônio público e histórico.

De homenagem os monumentos muitas vezes são a porta de entrada para a marginalidade se esconder, utilizando os fundos ocupados por grandes estátuas, ficam camuflados por ali à espera de alguma vítima. Por isso mesmo, grande parte das praças em nosso país não são o local mais indicado para um passeio de final de tarde ou para deixar os filhos brincarem debaixo das sombras das árvores.

Uma atitude inovadora neste sentido está presente nos Estados Unidos, mais especificamente na cidade de Chicago, famosa dentro do país americano e um dos destinos mais procurados por brasileiros em pacotes turísticos.

Uma das atrizes ícone do cinema mundial ganhou uma estátua móvel, isso mesmo. O modelo americano foi desenvolvido em 8 metros de altura e com mais de 15 toneladas, neste caso, seria impossível o vandalismo, por exemplo, conseguir retirá-la da praça. Feita de aço inoxidável e alumínio, forma exatamente a cena da saia de Marilyn Monroe levantada em cima de um bueiro.

Os americanos mais conservadores não gostaram da ideia, pelo fato da estátua estar exatamente em posições que mostram certa agressão aos olhares mais puritanos. Talvez, isso seja algo muito enérgico em nossa plena época, afinal a estátua não tem nada de mais. A favor ou contra, os americanos e visitantes de Chicago tem até a primavera de 2012 para ver ao vivo a obra.
Para você que ficou curioso, pode acompanhe as fotos neste link e admirar essa obra de arte.



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*