Boris o Gato “personagem” de Curitiba



O Bóris é um gato, mas é um dos personagens mais queridos do centro histórico de Curitiba. Uma rápida passada pela região do marco zero da capital paranaense, que está localizada entre a Igreja da Ordem, uma das primeiras construções da cidade com mais de 318 anos e um colégio em um prédio antigo.

Sem fazer apelo histórico para a cidade que todos estão convidados a conhecer, necessito voltar falar de um bichano personagem. Aliás, quantos não são isso realmente, seja no contato com os seus donos ou abandonados pelas ruas, como tantos e tantos que diariamente visualizamos.

O gato lembra muito o do conto “O gato preto” do romancista inglês, Edgar Allan Poe, nada a ver com o enredo, mas pelo título, afinal o bichano é preto reluzente e tem seus olhos verdes, contrastando muito bem. Ele é um dos personagens de um sebo tradicional no centro histórico de Curitiba, uma passada pelas dependências do local e o Boris vai estar passando por você ou deitado em sua cama sobre parte do balcão. Tornou-se cultural chegar no espaço de livros, discos, quadros e perceber nos domingos de feirinha do Largo da Ordem, entre milhares de pessoas, ver o bichano desfilando com sua etiqueta e coleirinha vermelha pelas pedras que simbolizam a capital antiga.

Ocorre que há doze dias o gato desapareceu, de uma hora para outra o gato personagem no melhor estilo do suspense de Poe, resolveu sumir. Aliás, isto aconteceu pelo fato de um rapaz pegá-lo no melhor estilo – sequestro durante um domingo movimento no centro histórico. Levou o gato para presentear a namorada, acreditam?

Enfim, nada deu certo para o galanteador, e o Bóris voltou para o sebo em que é personagem. No próximo domingo o gato vai assistir a missa e na outra semana passará pelo cursinho pré-vestibular, acreditem, esses hábitos são a diferença neste gato.

Aos leitores do Blog do Repúblicas, caso queiram ver o gato no papel de personagem em um curta-metragem, procurem no youtube por: Bóris é um gato. e bom divertimento!



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*