Economizar energia elétrica



Quem mora ou morou em uma república de estudante sabe da importância de conter gastos, pois esse é um dos grandes objetivos de morar em república reduzir gastos dividindo as contas, seja de aluguel, fone, internet, condomínio, luz etc com demais moradores.

E um grande vilão das repúblicas de estudantes no final do mês, são as contas de energia elétrica, pois se não existir um cuidado especial de todos os moradores, a conta pode vir bastante alta, e o resultado você já sabe qual é, a famosa dor no bolso de todos os moradores.
lampadas
Por isso, caso você divida moradia e acha que a conta de luz esta vindo alta demais, abaixo segue algumas dicas bem interessantes que ajudaram com certeza você economizar na próxima fatura de luz, ahhh, essas dicas também valem para quem não mora em uma república de estudantes! =D

Dicas de como economizar energia elétrica

– Geladeira:
Essa é sem sombra de dúvida uma das maiores vilãs no consumo de energia elétrica de uma república, isso por que os estudantes geralmente compram geladeiras usadas, para não dizer velha, para colocar na república, falo isso porque quando eu morava em república tínhamos uma geladeira azul velha que estava desregulada e congelava até os ovos que deixávamos dentro dela.

Por isso toda atenção em sua geladeira, pois como comentei, geralmente o pessoal costuma comprar geladeira usada, e muitas vezes ela esta desregulada ou com a borracha de vedação da porta cansada.

Sendo assim, caso você e seus amigos que dividem república não tenham condições de comprar uma geladeira nova, façam ao menos uma revisão na geladeira velha que vocês tem na república, começando pela borracha da porta, caso ela esteja cansada e ressecada, não vai vedar como deveria e isso acaba consumindo mais energia, ou seja, faça uma revisão ou troque de geladeira, caso ela seja muito antiga, que você verá o resultado na conta de luz no final do mês.

– TV e som
É muito comum alguém acabar indo tomar banho ou saindo de casa e deixar a tv ou som ligado, e isso consome energia elétrica, principalmente sem ter ninguém assistindo ou ouvido o som, por isso policie e oriente os demais moradores da sua república, pois com o simples fato de você desligar a tv ou o som que estão sem uso com certeza vocês verão uma redução no consumo de energia no decorrer de um mês.

– Luzes e lampâdas
Assim como a tv ou o som, evite deixar luzes acessar sem necessidade, pois isso é jogar dinheiro fora!

E quanto as lâmpadas troque as lampâdas quentes, de luz amarela, pelas lampâdas florescentes, quando morava em república fizemos a troca de forma gradual, ou seja, cada mês trocávamos a lampâda de um ou dois ambientes para não pesar no orçamento, uma vez que as lampâdas florescentes são bem mais caras que as incandescentes, mas a economia no final do mês compensa a troca, sem contar que as lampadas frias tem um tempo de vida útil muito maior que as lampadas quentes.

– Chuveiro
O Chuveiro é também um dos maiores “gastadores” de energia elétrica, por isso combinem na república o tempo médio do banho, pois tenho certeza que no final do mês todos irão economizar!

Bem, é isso, espero que essas dicas simples, porém importantes possam ser uteis a você que quer economizar energia elétrica, que more ou não em uma república de estudantes!



One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*