A grande disputa por uma vaga em concurso público



Aos leitores do Blog do Repúblicas a disputa por vagas em concursos vestibulares deve ser uma lembrança comum, já que o espaço percorrido para adentrar aos cursos superiores no Brasil está ocupado normalmente por muitos candidatos e poucas vagas. Isso é a tônica dos processos seletivos em muitas universidades, normalmente cabendo ao curso de medicina o top disputa x candidatos.

Claramente que a disputa ofertada pelos vestibulares é comum, milhares de alunos saem anualmente do Ensino Médio e tentam ingressar na universidade diretamente, somado a isso muitas outras pessoas que já terminaram os estudos e mesmo aqueles que partem para uma segunda, terceira graduação.

Quando se fala em disputas por vagas ao primeiro momento fica dentro dos processos seletivos de vestibulares no Brasil, claro que isso é um pensamento ligado ao senso comum e desconhecedor de um espaço em que a disputa por vagas se torna uma verdadeira batalha. Os concursos públicos na atualidade deixaram o provinciano presente nas conversas dos mais antigos quando falam sobre os empregos públicos ou em estatais – certamente os tempos eram outros e o saudosismo está nas palavras.

Certamente os cursos preparatórios para concursos públicos estiveram superlotados no primeiro semestre deste ano, quando entre todos com editais de abertura, certamente o concurso para provimento de vagas na Petrobrás era um dos preferidos pelos alunos ali e candidatos na seleção da empresa.

Ontem a empresa divulgou os números do concurso destinado para pessoas com ensino superior. O processo aberto em julho e já finalizado, contabilizou 173.686 candidatos para o preenchimento de 590 vagas. A matemática é simples, fazendo a divisão, são praticamente 294 candidatos por vagas. Um dos pontos do sucesso para o concurso com provas marcadas para o dia 28 de agosto está na remuneração, que variam entre 5.770,31 a R$ 6.217,19.

Dessa forma não há mais dúvidas, não são apenas nos concursos vestibulares as grandes disputas por vagas, provimento de vagas por intermédio de concursos, se torna uma maratona gigantesca.



Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*